Viagem

Yvoire, uma das mais lindas cidades medievais na França

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Yvoire, mas a cidade merece a sua visita, caso esteja passando pelas redondezas. 

Yvoire é bem pequenininha e dá pra fazer um bate e volta partindo de Genebra e Nyon, na Suíça. Para chegar até lá, o mais recomendado é ir de barco e aproveitar um lindo passeio pelo Lago Léman.

Independente da época do ano, Yvoire sempre vale a visita. No entanto, a cidade fica ainda mais linda na primavera/verão, pois as flores adicionam cor e dão um charme especial ao local. A cidade é, inclusive, parte de um ranking internacional de decoração floral.

E atenção! Carros não entram, deixando tudo mais tranquilo para um passeio ao redor das ruas com restaurantes, artesanato, arte e muitos balcões floridos. 

O que ver e fazer ?

Perca-se pela cidade e você vai ver como Yvoire é super bem preservada, mantendo suas muralhas e ruas estreitas. Além disso, vá até o castelo medieval, mas contente-se em vê-lo de fora, pois, por incrível que pareça, ele é propriedade privada e não é aberto ao público. Na verdade, as vistas mais bonitas do castelo são de fora da cidade. Então, caso você chegue de barco, aproveite para admirá-lo.

Já na cidade, você certamente verá uma igreja, que poderá visitar. Sua construção remonta o século XI, mas a característica que mais chama a atenção – a torre feita em aço, que reflete a luz do sol – foi adicionada em 1989, substituindo a antiga torre de estanho, de 1854.

Outra coisa que sempre aparece como imperdível na visita a Yvoire é o jardim dos 05 sentidos. Eu confesso que não fui e, por isso, não posso falar com propriedade. Mas, aos interessados, o jardim parece ser bem bonito e foi construído formando um labirinto, criado para estimular os seus (adivinha!!) 5 sentidos. E atenção ! A atração, como era de se esperar, permanece fechada no inverno. Em 2018, o preço para adulto era € 12.

E case você visite a cidade no verão e for daqueles(as) que não resistem a um tchibum, não esqueça de levar roupa de banho. A cidade é colada ao lago Léman, que é um dos maiores lagos da Europa.

Boa viagem! Beijos e abraços, Vivi

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*