MORAR FORA/VIDA NA SUÍÇA

Trabalhar na Suíça legalmente: sonho ou realidade?

A Suíça é mundialmente conhecida por ser um país com lindas paisagens, mas também com excelente qualidade de vida. A economia do país é estável, a taxa de desemprego é baixa e os salários bem altos. Por todos esses motivos, a Suíça acaba atraindo uma quantidade enorme de estrangeiros interessados em seu mercado de trabalho. Mas a pergunta que fica é: é possível ou não trabalhar no país?

E a resposta é: se você possui cidadania europeia, as coisas ficam bem mais fáceis e é sim possível. Se não, daí o processo é muito mais complicado, mas, claro, nada é impossível.

Não basta ser selecionado para um emprego

Para trabalhar na Suíça é preciso uma autorização, que é dada pelo governo. A empresa contratante pode solicitar essa autorização, mas o governo pode negar o pedido e simplesmente dizer: essa pessoa não cumpre os requisitos necessários para o preenchimento da vaga.

Isso porque existem algumas regras claras para a contratação de não europeus. E a mais importante delas é: um estrangeiro somente pode ser contratado se não for encontrado um suíço ou um europeu parte da União Europeia ou da Associação Europeia de Livre Comércio com qualificações equivalentes para exercer o trabalho.

Nesse caso, os empregadores devem comprovar que houve a tentativa de encontrar um suíço, um europeu, ou um estrangeiro já na Suíça com permissão de trabalho, antes que a porta seja aberta a um terceiro.

Outras regras e oportunidades na ONU

Caso queira saber quais são as demais regras estabelecidas pela Suíça e saber como eu consegui o meu emprego no país, assista ao vídeo abaixo.

Na prática

Pelo que vejo, as empresas conseguem ter uma certa influência na decisão do governo. Isso porque elas também podem modelar a descrição da vaga para que ela caiba no perfil de uma pessoa que eles queiram realmente contratar. Nesse caso, facilita (e muito) conhecer o contratante ou ainda ter trabalhado na mesma empresa, em outro país.

Muitas multinacionais possuem filiais na Suíça e acontece bastante de brasileiros virem trabalhar aqui transferidos de outras localidades. Nesse caso, fica mais fácil para a empresa provar que aquela pessoa é essencial por toda a sua experiência prévia na organização.

Além disso, para algumas profissões a concorrência é maior do que para outras. Áreas como engenharia e tecnologia, por exemplo, costumam demandar profissionais muito qualificados, nem sempre encontrados dentro da Europa.

De qualquer forma, falar diferentes idiomas é essencial. Para conseguir um emprego na Suíça você precisará de, no mínimo, 2 idiomas estrangeiros: o inglês e a língua falada na cidade em que se encontra o trabalho. Isso porque o país possui 4 idiomas oficias: francês, italiano, romanche e suíço-alemão (o mais falado deles).

Deixo abaixo alguns sites para busca de emprego na Suíça, recomendados pelo site expatica.com:

Caso tenha dúvidas, deixe seu comentário, que ficarei feliz em responder a sua questão.

E caso queria conhecer Berna, a capital da Suíça, deixo abaixo um vídeo, postado no canal do Zoropando no Youtube.

Beijos e abraços, Vivi.

2 Comments

  1. Mariana Bianco

    Parabéns! Seu blog está cada dia melhor! Adorei as dicas e desejo-te boa sorte!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*