Receitas do mundo

Receitas que esquentam: O Bicerin de Torino

Aqui na Europa o calor está a mil (aleluia!), mas como as temperaturas no Brasil prometem baixar nos próximos dias, resolvi compartilhar, ao longo do mês de julho, algumas receitinhas gostosas, que conheci durante minhas viagens. Espero que elas sirvam para te esquentar e afastar o frio!

Para começar, vamos conhecer o Bicerin, uma bebida típica de Torino, na Itália.

Foto reprodução: site Al Bicerin

O que é o Bicerin?

Bebida não alcóolica a base de café, o Bicerin está presente em vários cafés de Torino. Ao que indica, ele surgiu em um café da cidade chamado Al Bicerin, no século XVIII.

Por encantar muita gente, incluindo intelectuais e artistas como Alexandre Dumas e Pablo Picasso (é o que dizem), a bebida acabou se espalhando pela cidade.

O nome – Bicerin – significa “pequeno copo”, pois a bebida é tradicionalmente servida em um pequeno copo de vidro, de onde se pode ver as três camadas formadas pelo seu preparo.

Para fazer em casa:

Para fazer duas doses da bebida você vai precisar de:

1 xícara de creme de leite espesso
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
1 xícara de leite integral
90g de chocolate meio-amargo
2 doses de café expresso quente

Usando uma batedeira, bata o creme de leite com açúcar de confeiteiro até que a mistura endureça; cerca de 1 minuto.

Em uma panela de tamanho médio, aqueça o leite apenas até ele começar a ferver. Adicione o chocolate e misture. Continue a mexer em fogo baixo até a mistura começar a engrossar um pouco, por cerca de 1 minuto.

Em um vidro transparente à prova de calor, crie três camadas. Despeje o chocolate quente no fundo, seguido por uma dose de café expresso quente (use o verso de uma colher de sopa para ajudar a despejar o café). Por fim, cubra com o chantilly e sirva quente.

Atenção! O segredo para fazer um bicerin perfeito é formar três camadas distintas. Para evitar “quebrar” a primeira camada do chocolate quente, despeje o expresso sobre as costas de uma colher para que caia suavemente no vidro. Em seguida, cubra com cuidado com o creme batido. Não mexa!

Se ficar com dúvidas na hora de não misturar as camadas, assiste esse vídeo, que achei na internet:

Não deixe de provar e me contar o que achou!

Beijos e abraços, Vivi.

Ainda não conhece o canal do Zoropando no Youtube. Clique aqui.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*