MORAR FORA/VIDA NA SUÍÇA Viagem

Montreux Jazz Festival: lindas paisagens e muita música

Fecha os olhos e imagina a seguinte cena: um lindo e enorme lago, muitas flores, uma cadeia de montanhas como pano de fundo e muita música boa como trilha sonora. Imaginou? Então você acabou de visualizar o Montreux Jazz Festival, na Suíça.

Às margens do lago Léman (mais conhecido como Lago Genève) e com os Alpes como moldura, o Montreux Jazz Festival tem muita história e muito mais do que jazz.

Inaugurado em 1967 dentro de um cassino da cidade, o festival ganhou, desde então, novos formatos, novos palcos, mais dias, e muitos mais visitantes. Atualmente, ele é considerado um dos maiores festivais de jazz do mundo e o principal evento musical da Suíça.

Realizado anualmente em julho, quando as temperaturas aumentam no país do chocolate, o Montreux Jazz festival acolheu, ao longo do tempo, não apenas diferentes estilos musicais, como também diversas atrações gratuitas para os mais variados gostos.

Na verdade, foi já na década de 1970 que novos estilos invadiram o evento, notadamente com a presença de brasileiros marcando o início das “músicas do mundo”. Hoje em dia, é possível escutar de tudo um pouco: salsa, swing, rock, blues… e, claro, jazz.

Com a popularidade do evento, as ruas da cidade acabaram sendo invadidas pelo clima do festival, com barraquinhas de comida, palcos, e artistas independentes. A sua notoriedade acabou saindo até mesmo da Suíça e chegando a outros países, como é o caso do Brasil, que ganhou uma nova edição do evento em Junho de 2019: o Rio Montreux Jazz Festival.

Quem já passou pelo Montreux Jazz Festival

Muita gente já passou pelos palcos do Montreux Jazz Festival. É o caso de artistas como BB King, Marvin Gaye e Prince. Além disso, vários brasileiros de peso já cantaram e encantaram em Montreux, incluindo Gilberto Gil, Caetano Velosa e Marisa Monte.

Em 2019, o festival, que começou no dia 28 de junho e vai até dia 13 de julho, traz artistas como Elton John, Lauryn Hill e Sting. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias locais ou pela internet, no site oficial do evento: https://www.montreuxjazzfestival.com

Em todo caso, se você estiver passando pela Suíça durante o evento, mesmo sem ingresso, vale a pena dar um pulinho em Montreux. Além de ver uma linda cidade, você certamente vai se encantar com as várias atrações gratuitas disponíveis à beira do lago.

Quer saber mais? Não perde o vídeo do canal do Zoropando no Youtube.

Beijos e abraços, Vivi

Ainda não é inscrito no canal do Zoropando? Se inscreve aqui.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*