Curiosidades Viagem

Louvre de graça: saiba quando

Muitos museus na Europa possuem dias e horários especiais em que suas portas são abertas gratuitamente aos seus visitantes. E o Louvre não é diferente. Em 2019, a gratuidade do museu mudou de dia, então é bom ficar ligado (a) para não perder essa oportunidade. Afinal, Paris é uma cidade cara e economizar alguns euros, quando possível, não é nada mau, certo?

De uma forma geral, independente de idade ou nacionalidade, o Louvre oferece entrada gratuita todos os primeiros sábados de cada mês, das 18h às 21h45, e também no dia 14 de julho, quando a França comemora a Queda da Bastilha (vive la France!).

Photo by Juan Di Nella on Unsplash

No entanto, para conseguir acesso gratuito ao Louvre é preciso reservar a sua entrada com antecedência pela página do museu no Facebook (aqui).

Para saber a partir de quando as reservas estarão disponíveis para a data do seu interesse, é bom ficar atento ao site oficial do Louvre, que atualiza mensalmente a informação aqui. Por exemplo, para o primeiro sábado de abril, dia 06, as reservas abriram dia 26 de Março às 12h.

Outras gratuidades

Além do primeiro sábado à noite de cada mês, o Louvre oferece entrada gratuita nas seguintes condições:

  • Menores de 18 anos, independente do dia e horário, com a apresentação da identidade/passaporte.
  • Menores de 26 anos, todas à sextas-feiras a partir de 18h, com a apresentação da identidade/passaporte.
  • Deficientes físicos e seus acompanhantes, independente do dia e horário.

E quando o Louvre está aberto e fechado, independente de gratuidade?

Caso você não possa ou não queira aproveitar a gratuidade do Louvre, é bom saber quando suas portas estão abertas ou fechadas para melhor planejar a sua viagem. Então, confira abaixo um resumo de seus horários de funcionamento:

Segunda : 9 h – 18 h
Terça : Fechado
Quarta : 9 h – 21h45
Quinta : 9 h – 18 h
Sexta : 9 h – 21h45
Sábado : 9 h – 18 h (até 21h45 nos primeiros sábados de cada mês)
Domingo : 9 h – 18 h

E como comprar meu ingresso?

Como o Louvre é uma das principais atrações de Paris e, por isso, sempre cheio de turistas, o melhor a fazer é comprar seu ingresso com antecedência. Ao fazer isso, você deve escolher não apenas um dia, mas também um horário de entrada.

O ingresso comprado com antecedência não funciona como um “corta fila”, mas permite o acesso à pirâmide do Louvre dentro de meia hora do horário escolhido. Para comprar o seu ingresso, clique aqui (EUR 17, preço cheio).

E qual o melhor horário para visitar o Louvre?

De acordo com o próprio site do museu, os melhores horários para visitar o Louvre, são de manhã, logo após a sua abertura, ou durante às noites em que ele está aberto.

Acredito que assim você consiga fugir das horas de pico e talvez tirar uma foto com a Mona Lisa sem centenas de cabeças ao redor (quem sabe apenas dezenas?!).

Mas e o preço?

A entrada regular do Louvre custa EUR 15, comprando na bilheteria do local. Comprando pela internet, com antecedência, o preço sobre para EUR 17 (mas lembre-se que com essa opção você garante uma entrada “rápida”, de menos de 30 minutos).

Outras tarifas estão disponíveis aqui.

Espero que essas informações tenham sido úteis! Beijos e abraços, Vivi

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*